quarta-feira, 7 de julho de 2010

Filipinas - primeiras impressões

3 de julho de 2010.
Calor desgraçado do caramba, abafado, sem vento e úmido. Mas a decisão de amar ou odiar um lugar era minha e eu decidi amar o lugar. As vezes eu começo a odiar, aí lembro que os próximos 2 meses e meio da minha vida serão aqui e começo a amar de novo.
A cidade é fascinante, os jeepneys, as bicicletas q carregam pessoas no carrinho do lado (eles chamam de triciclos - são como os da Tailândia), as pessoas baixinhas e simpáticas, as luzes de uma cidade grande. Fascinante.
O lugar também é muito pobre, e talvez por isso, fazer compras nas Filipinas é muito barato. Com 30 dólares, comprei uma bolsa, um case para o meu laptop (que provavelmente não vai ser muito utilizado aqui, pq não tem internet em todo lugar) e um guarda-chuva.
To na base da YWAM Manila, que é uma casinha super simples, que não dá nem pra comparar com a base de Kona. Pelo menos, a comida é muito mais gostosa! As cortinas são bordadas de crochê.
A descarga funciona assim: pega um baldinho, enche de água e joga no vaso. Se necessário, repita a operação.
O banho funciona assim: pega a caneca, enche de água e se molha. Use sabonete. A água é gelada, mas faz tanto calor aqui que o banho se torna super refrescante. Até a hora que você decide usar a sua toalha pra se secar.
Fomos num lugar cheio de crianças, fizemos um teatro e uma dança. Meu Deus, como elas são apaixonantes. Queria que eu não estivesse tão nojenta e suada. O calor tem o poder de paralisar a gente, mas se você parar pra pensar, pelo menos eu abraço mesmo, sem ter nojo de a outra pessoa estar suja.
Mas sério, é tão úmido aqui, que mesmo pelada faz calor. Por isso, nem faz tanta diferença que eu não possa usar regatas e shorts aqui. Só faz diferença pra minha vaidade, mas quem se importa com vaidade quando você tá suando o tempo inteiro mesmo?
Fui apresentada à uma iguaria filipina chamada Balut, que são ovinhos com patinhos de 16 dias e você come inteiro. Acho que eu não preciso mencionar que eu não comi, né?

Eu to na Ásia!

Yeah, BEM VINDOS AO MEU OUTREACH.


5 de julho de 2010.

Agora sim, a frase do Donald Miller da capa do meu blog faz sentido.
Nunca desejei tanto estar em casa. Nunca dei tanto valor pras pequenas coisas. Nunca quis tanto tomar um banho!
Sério, quem nunca tomou banho de caneca não sabe como é bom tomar um banho de chuveiro.
Dias sem tomar banho (total *detalhe: baby wipes foram usados nesses dias): 2
Máximo número de dias seguidos sem tomar banho: 1
Pretendo atualizar essa lista.
Mudamos para um lugar onde temos ar condicionado, meu Deus do céu, como é delicioso. Mas como nem tudo pode ser perfeito, lógico, o banheiro é mil vezes mais assustador. Pra começar que não tem água corrente.
Quando a gente fez aquela coisa de beber água suja na aula e tal, eu fiquei impactada, mas aqui as coisas são muito mais diferentes: eu não tenho água na torneira e nem na descarga e é assustador.
Nunca dei valor pela água que sai da torneira. Ok, eu não desperdiçava água em casa, mas também nunca agradecia. Aqui, pra escovar os dentes, eu preciso levar a minha garrafa d'água com filtro pra lavar a escova.
Saudades de casa, do meu chuveiro, da minha pia e torneira com água corrente, de poder deixar meu shampoo no banheiro, de poder ir pro meu quarto só de toalha, de dormir na minha cama, com o meu cobertor e meu travesseiro. Saudades de ir tomar banho ainda limpa do último banho, de lavar o rosto a hora que eu quiser, de fazer xixi sem se preocupar com a descarga.

SAUDADES DO BEIJO ESTALADO NA ORELHA QUE MEU PAI ME DAVA TODO DIA QUANDO CHEGAVA DO TRABALHO. Saudades de ouvir a voz da minha mãe falando pra não bater a porta e de implicar com o Seiti sobre o Diante do Trono e o Fifa.

(Ok, quando chega a hora de qualquer refeição aqui nas Filipinas eu simplesmente esqueço o mundo, as canecas, a falta de água…)


06 de julho de 2010.

Amanhã vamos pra Olangapo, lá tem um café com wireless, só de pensar, meu coração pula de alegria, mal posso esperar pra falar no Skype com meus pais.
Hoje tivemos um team time e foi super bom, pude abrir pro meu grupo algo que tava me preocupando em casa e foi super bom, oramos juntos e sei que Deus tá no controle de todas as situações.
Fomos num camelozão em baixo do metrô. Doido! Meus olhos não agüentavam tanta poluição. Subi num mini-shopping no meio do camelô e fiquei olhando pela janela. Tanta gente. Coisa de louco. Nunca vi tanta gente junta no mesmo lugar, tanto barulho, um barulho interminável. Sentada no meu canto, um cara com um bebê veio me pedir comida, dei o meu pacote de batata-frita quase inteiro pra ele. Nunca vi tanta pobreza em um só lugar. Nunca me senti tão impotente. Por mais que eu tenha dado minha comida, ela só vai ser suficiente pra saciar a fome daquela criança por algumas horas, o dia seguinte vai ser novamente uma luta pra conseguir comida.
Esse lugar tem o poder de deixar a gente "overwhelmed". Tanta gente, tanto barulho, tanta pobreza.

Pelo menos, acho que eu estou me acostumando com o clima. Não tá mais tão insuportável, dá pra sobreviver.

A noite, estávamos relaxando na sala de estar, até que as crianças da vizinhança começaram a gritar: "Abram o portão" e daí começaram a chamar alguns nomes, entre eles o meu: "Erikaaaaa, Erikaaaa". Irresistível. Por mais que eu tivesse com muita preguiça e com a mínima vontade de suar, tive que ir lá brincar com eles por um tempo. E foi maravilhoso, eles ficavam disputando pra ver quem ficava no meu colo e quem dava a mão pra mim durante a brincadeira de rodar… Por mais que eu não entendesse o que algumas crianças diziam, foi maravilhoso. E quando elas viam que a gente tava suando, elas simplesmente passavam as mãozinhas delas no nosso rosto pra secar… Um pouco nojento sim, mas a atitude deles era tão nobre que não tinha como não se sentir honrada… Me senti feliz depois de brincar com elas… é uma das atividades que faz o mundo parar, o tempo passar depressa, uma coisa que dá uma alegria inexplicável.

7 comentários:

  1. que lindo. tudo lindo. toda superação é linda.
    estou ultra feliz por vc. só torne td isso em amor e nao em rebeldia, qd vc voltar a gente vai continuar não dando o valor devido pra água, então nos ame tb! hehe

    sorte minha q meu sonho é europa, é frio! hehe

    bjo, te amo muito.

    ResponderExcluir
  2. saudades de vc querida, mesmo q seja dificil e tao fora de tudo q vc ja viveu, vale a pena viver com intensidade, muita paixao e deixe-se levar pelo que Deus quer te mostrar, te transformar! te amo muitao!

    ResponderExcluir
  3. ler teu blog é literalmente EMOCIONANTE!!

    ResponderExcluir
  4. Amada Erika! Tantos dias sem ver seus posts. Ao olhar hoje, obrigada por este testemunho, porque me emcionei ao lê-los e chorei, chorei de alegria, chorei de saudades, chorei porque Deus é generoso, chorei porque te amo, e chorei porque vc.esta vivenciando estas exoeriências todas, choro porque só Deus nos capacita por tamanha obra em nossas vidas. Haverá sim, muitos beijos dados pelos seu pai, seu mãe, de seu irmão, de cada um de nós, seus tios, que oram por vc. todos os dias, de suas tias que olhos brilham cada vez que falam de vc. Haverá sempre um banho quente, uma cama aconchegante, uma casa cheio de amor, e uma familia amorosa. Por isso, divida todas essas benções, com todos que puder, ame cada criança que se achegar a vc. beije, abrace, e irradie esse grande amor que Deus tem te dado. É impossivel falar disto sem me emocionar, e me sentir tão pequena diante de tudo, pois Deus é tão bom e maravilhoso. Obrigda por compartilhar conosco. Te amo, viu? Se cuide, tá? Madrinha

    ResponderExcluir
  5. imfrom phil.and im living now at brazil...i felt hurt when u said that philippines is something gross...

    ResponderExcluir
  6. Hey. I'm sorry if you interpreted bad, but I've never said that the
    Philippines is something gross.

    This post was at my first week there and I was really having some cultural shock and having to adjust with the environment...

    I just love the Philippines now!

    I'd love to talk to you. In which part of Brazil are you now?

    ResponderExcluir