sexta-feira, 30 de abril de 2010

Hakani


Acho que essa é a história que mais tocou meu coração aqui e espero que toque o de vocês também.
Há uns anos atrás, vi um vídeo que se tratava de infanticídio na Amazônia. No mesmo ano, na festa das nações, assinei um baixo-assinado para acabar com essa terrível prática indígena.
Quando cheguei aqui, ouvi que minha líder tinha ido pro Brasil pra fotografar tribos indígenas e também ouvi a história da Hakani.

Em algumas tribos indígenas da Amazônia, o fato da criança ter nascido com alguma deficiência física ou mental, gêmeo ou ilegítimo é válido para tirar sua vida.
Hakani recebeu esse nome devido ao sorrido que sempre tinha estampado no rosto. Com dois anos de vida, Hakani ainda não falava nem andava. A tribo percebeu que havia algo de errado com a pequena índia e começou a pressionar seus pais para que eles lhe tirassem a vida. Eles preferiram suicidar-se no lugar de matar Hakani. Deixaram para trás cinco filhos órfãos, entre eles, Hakani.
Sem os pais, a responsabilidade de matar Hakani passou a ser de seu irmão mais velho. Ele a enterrou viva e o choro desesperado da garota nunca parou. Alguém a ouviu, tirou-a da cova e a levou para seu avô. Ele sabia o que tinha que fazer. Deu uma flechada que em vez de acertar seu coração, acertou seu ombro. Tomado pelo remorso, ele tomou o letal veneno Timbó e tirou sua vida.
Hakani continuava viva e por três anos foi tratada como maldição. Sobreviveu com o que a floresta podia oferecer e seu sorriso contagiante começou a desaparecer.
Não conformado com essa situação, um de seus irmãos a resgatou e entregou a um casal de missionários (Márcia e Suzuki).
Com 5 anos, ela pesava apenas 7 kg e media apenas 69 cm.
Com 6 meses recebendo AMOR, ela aprendeu a falar e a andar. Seu sorriso contagiante voltou a iluminar seu rosto.
Hakani, diferentemente de muitas outras crianças indígenas, sobreviveu ao infanticídio. Ela é um milagre vivo e eu tive o privilégio de conhecer seu sorriso, suas maluquices.
Hoje ela tem 14 anos e mora aqui, no campus onde eu vivo. Por onde ela passa, espalha alegria e sorrisos.
O PhotogenX fez um livro "Uma voz pela vida" para tentar acabar com essa situação. Redigiram uma lei, que foi entregue ao parlamento brasileiro, junto com um livro para cada parlamentar. Provavelmente, a mesma lei que eu assinei. Hoje, há um movimento dentro das tribos para acabar com o infanticídio. :D

Saiba mais: http://photogenx.net/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=118



"Everyday you wait, more kids will be killed."

4 comentários:

  1. nossa Erika! que história linda! essa menina é um milagre de Deus!! até eu fiquei com vontade de conhecê-la =D hahhaha ai guria to muito feliz com tudo o que tenho lido, Deus é tremendo mesmo =D bjaozaoooo japinhaaaaa

    ResponderExcluir
  2. aaaai que linda a história primaa
    adorei!!!
    saaudades do cê

    ResponderExcluir
  3. Senhor amado!!! Que bênção Deus te deu! O privilégio de conhecer esta irmã amada! Aqui quem fala é a Fernanda, esposa do André, que mora no RS agora, em prantos, pois vejo os frutos de um simples vídeo que Deus colocou em nossas mãos. Cada oportunidade, por menor que seja, pode dar frutos. Que Deus te use, transforme, molde, e que você o conheça em cada sorriso da Hakani. Beijos, Deus abençoe você.

    ResponderExcluir