sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O mundo de ponta cabeça

Lembra daqueles desenhos em que o personagem ia pra China e quando chegava lá tudo era de ponta cabeça? Bom, eu não estou na China, mas o efeito é quase o mesmo...
Mesmo tendo crescido em um lar japonês- brasileiro, tudo aqui é diferente pra mim... Pelo menos eu conheço a comida heheh. A língua é diferente, a escrita é como se fosse desenhinhos, eles nem tem os mesmos sons que nós temos (tipo L, V, F...), eles dormem no chão e comem com palitinhos. O fuso horário é o oposto do Brasil, bem como as estações do ano. Eles lêem de cima pra baixo e os livros começam na ultima pagina. Eles dirigem do lado oposto e a moeda funciona de um jeito diferente. É um dos países com a tecnologia mais avançada do mundo (isso é, se não forem os mais avançados né) e nem por isso as casas tem calefação, lava-louça, secadora de roupa ou forno. Acho que deu pra entender né? Tudo aqui é do contrario... Mas nem por isso, virar tudo que eu sei do avesso basta pra eu me encaixar... Vou precisar da ajuda do cara que fez o Japão!

A nossa vida aqui no lado avesso tá começando a se encaixar, embora falte muuuuuita coisa...
- Nós fomos visitar o lugar que vamos morar, em Sakaimachi, que é uma cidade mais no interior e bem pequenininha. Tem muito mais espaço do que Tokio e acho que vai dar pra fazer tudo de bicicleta. Vamos morar na frente do shopping e bem pertinho de tudo que precisamos. O lugar ainda precisa ser remodelado, por isso vai demorar um pouco pra nos mudarmos. Estou ansiosa pra ir comprar minhas coisinhas de cozinha e fazer minhas comidinhas brasileiras. Na volta, vi um sinal escrito 'igreja evangélica' e na hora nem me dei conta... Mas quando percebi que era português mesmo, fiquei super feliz. Mal posso esperar pra ir lá!
- Também fomos na casa de oração para conhecer o irmão e a cunhada da minha amiga Kelly, e foi super legal! Me senti mais a vontade aqui no Japão e mais encorajada a continuar seguindo em frente. As vezes as diferenças na cultura aqui são capazes de nos desanimar, mas é bom saber que outras pessoas conseguiram e que eu posso contar com eles pra me ajudar. Obrigada Deus!
- Hoje eu e o Jesse fomos na empresa que cuida dos casamentos em que o Jesse vai trabalhar. Praticamente, ele só precisa melhorar o japonês dele (que é muito melhor que o meu e que não deixa que a gente fique tão perdido).

Pedidos de oração:
- Contra toda batalha espiritual nas nossas vidas: o Japão pode ser seguro, limpo e tudo e tal, mas a batalha espiritual é grande e precisamos estar fortes pra não cair nas ciladas do inimigo.
- Pra que nós estejamos focados no propósito que nos trouxe ao Japão: ser a luz de Jesus e mostrar o amor de Deus por essas pessoas.
- Pra que a gente tenha facilidade em aprender a língua (mas estamos aceitando receber o dom de línguas estranhas, vulgo japonês, também)
- Pela nossa adaptação com a cultura do pais... Afinal de contas, não queremos ofender as pessoas, nem sem perceber.

Obrigada!

3 comentários:

  1. Que jóia Erika!
    Vocês são benção pura em todo canto... aí no Japão também! rsrs

    Que Deus os mantenha,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Filhota amada!
    O nosso Pai, já ajeitou tudo para vcs. Fica em Paz!
    Com alegria, intercedendo pelos propositos que os levaram para o japão.
    Te amamos.

    ResponderExcluir
  3. Qrds! Estamos orando e acompanhando o que têm feito por onde andam... que os seus corações estejam sempre abertos e ensináveis para discernir o que o nosso Papai está colocando em suas mãos! As vzs sinto saudades de algumas comodidades que o Nihon proporcionava, e nem me lembrava como foi o início da adaptação aos costumes, lingua e tabemonos... tanta novidade, né? Tenho certeza que irão aprender rapidamente o idioma, pois gostam de se comunicar e são curiosos, e existe algo mais alem disso, existe o amor pela expansão do Reino!!! O Senhor está a frente da batalha! Amamos vcs! Tia Gumi, Ko e Gabi

    ResponderExcluir