quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Novos perrengues - A história

Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa PEQUENA e PASSAGEIRA aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre. (2 Co 4:16 a 18)
7 de agosto
No primeiro dia eu escrevi que eu achava que taba mais aventureira que pensava, que as tribos tavão fáceis demais… pudera, ficamos hospedados numa tribo turística em um hotel. Fizemos uma trilha no meio de uma plantação de arroz, uns 30 minutos subindo e descendo montanhas e escadas de barro, sério, descer no completo escuro e molhado foi o desafio que eu queria pras tribos, no entanto, quase morri pra voltar hahha.
E é frio!! Frio mesmo, de usar moletom e calça jeans! Na real eu tava congelando!
Tudo que eu reclamei daqui, DESCULPA FILIPINAS! Agora eu te amo. Você é o lugar mais fascinante, deslumbrante e incrível que eu já estive. Tudo aqui faz meus olhos brilharem, as ruas, as lojas, as estradas, as lojas. O Hawaii continua meu lugar favorito, mas nossa, Filipas, tu eh incomparável. Eu te amo, amo tua cultura, amo esses lugares retrós, tua comida, tuas pessoas, piattos, macarroons, chocorio e suco de abacaxi. E amo o teu ice tea! Nossa, mil vezes melhor que do Brasil! Os pozinhos são os melhores! Só não gosto do karaoke! haja
Tava num culto ouvindo um acústico, nossa, que alegria! :D
8 de agosto
Tava indo pra igreja e eu CAI DA ESCADA! Escorregando de bunda! E vivendo com 11 fotógrafos, ninguém tirou foto (ok, só dois viram e disseram que fiz cara de quem quebrou um osso). Foi mais engraçado do que trágico… ambos…
Na igreja, mais escadas e trilhas.. oh Deus, ai chegamos na igreja mais fofa de todas, uma salinha minúscula… e pela minha janela eu podia ver o verde, as montanhas, um galo cavando um buraco com os pintinhos em volta… Coisa mais fofa! Compartilhei meu testemunho sem nem ficar com vergonha! Ai dormimos o resto do dia INTEIRO. De verdade, INTEIRINHO!!
9 de agosto
Não sei que horas acordei, mas as 6:30 da manhã eu já tava na rua tirando fotos! Sério, olha o que as ruas lindas de Banaue fazem em mim… é tudo tão lindo, não sei nem descrever, nem a minha 18mm sabe.
Fomos num orfanato e foi a coisa mais linda! Tão limpinho e tal! :)
Fomos no View Point, lugar que os filipinos chamam de uva maravilha do mundo. Vista de um vale maravilhoso com plantações de arroz. Depois, fomos num lugar ver as casas originais dos Banaue, foi bem legal e interessante vestir algumas coisas deles…. hahahahaha
Fomos para Alfonso Lista (+5 horas dentro do carro) e de novo, meu testemunho…
Eu precisava desesperadamente de um banho. Tava decidida a tomar um banho mesmo que fosse bucket shower (hahaha e lógico, nas tribos só existem buckets showers). Entramos na casa que passaríamos a noite e perguntei onde era o CR (Comfort Room, como eles chamam o banheiro aqui). O chuveiro era uma casinha com 1,5m de altura, com uma portinha de lona que não fechava. Mas eu tava decidida a tomar um banho. Aquele não seria o meu terceiro dia seguido sem banho (ééé, posso dar os motivos, se alguém quiser). Tão logo entrei na casinha de lona, percebi que não conseguiria fazer aquilo, eu tava apavorada. Resolvi só fazer xixi. O CR era uma casinha de palha, em cima da montanha e sem porta (pelo menos, eu não tinha me ligado que a tampa do toalete era a porta hahaha). E sim, era um buraco no chão, e eu tinha uma visitinha muito desagradável. Fazer xixi lá foi a coisa mais difícil do mundo e muito mais apavorante que o chuveiro.
Conclusão: fui dormir fedida, mal humorada, cansada, triste e frustrada. Ai sonhei que eu taba num hotel com chuveiro e vaso hahaha.
10 de agosto
Quando acordei, percebi que eu to em Outreach e era exatamente isso que eu taba esperando para as tribos… o problema foi a intensa visita...
Com a luz do dia (é, não tinha eletricidade lá), pude ver que eu tava numa fazenda, com lama, porcos, vacas e todo o tipo de animais… E eu sentei numa vaca! haja Ou búfalo, sei lá.
Fomos para outro lugar, entramos num trator pra ir pra igreja. Dei uma palavra de encorajamento pra igreja, 2 Co 1:3 a 7, que as vezes Deus nos deixa passar por algumas coisas pra gente poder ajudar os outros… Na real, eu tava falando do meu sofrimento nas Filipinas haja
No colégio que estávamos antes, uma menina me deu uma carta falando q eu sou a primeira estrangeira que ela conhecia e ela tava se sentindo tão abençoada e tal. Haha, não que eu seja alguém mega especial, mas Deus me usou pra abençoar aquela menina só pelo fato de eu ter nascido em outro lugar.
Estamos tão cansados de falar nossos testemunhos que estamos pensando em começar a falar os dos outros. Sério, mesmo com todos os perrengues, estamos nos divertindo pra caramba.
11 de agosto
Dormi no chão. Ai minhas costas.
As cartas de Paulo tem falado tão intensamente comigo! Definitivamente, as aflições que ele passou estão me ajudando pra caramba nas aflições que EU to passando. Eu to amando meu outreach, mas na boa, tem sido tão diferente de tudo que eu já vivi e eu me assusto um pouco.
Preciso conhecer mais da bíblia, é tão difícil preparar palavras e sermões…
Fomos em outra igreja e foi legal, fizemos as mesmas coisas de sempre, mas crianças sempre deixam as coisas mais alegres.
Fiz xixi a luz de velas, comi cheese bread (nãooo!) e vi o céu mais estrelado da minha vida!
12 de agosto
Fomos numa igreja que era só um telhado de palha e era a primeira vez que eles viam gente branca. Almoçamos e oramos lá.
13 de agosto
Fomos numa escola de ensino médio e fizemos o skit do coração, shackles e testemunhos.
14 de agosto
Fizemos um picnic na beira do rio. Sentada numa pedra no meio do rio, percebi o quanto meu outreach tá sendo abençoado, lugares lindos e legais, comida excelente, país barato.
Lição 1: Fazer xixi em todo toalete que você encontrar.
Subimos no telhado do jeepney pra cruzar o rio pra próxima tribo e igreja. E choveu demaaaaaaais!
Foi uma experiência incrível, super legal, dolorida e engraçada. Adorei.
Lógico que compartilhamos nosso testemunho né.
Percebi que eu não deixei o conforto da minha casa pra ver o mundo, mas pra vez a Deus! Vi Deus no sorriso das crianças, na timidez das prostitutas, na simplicidade das igrejas que eram só o telhado, nas montanhas, nos vales, nos rios, na hospitalidade dos filipinos.
15 de agosto
Só quero a minha cama em casa, meu banheiro com descarga.
Sério, fazer xixi no buraco é a coisa mais difícil do mundo!!!
Vi a borboleta mais linda do mundo! Verde com preto, enorme, linda, queria trazer pra casa!
Por mais que eu esteja em outreach, passando moh perrengue, NADA pode me separar do amor de Deus… nem o buraco no chão, nem a falta de colchão e chuveiro. NADA.
Tava MUITO frustrada por ter que dormir numa igreja, reclamando e muito mal humorada. Ai pedi pra Daniella orar comigo e Deus simplesmente me deu uma alegria tão imensa, ate engraçado de ver.
16 de junho
Deixamos a tribo, fomos para Bambang e fomos para Banaue - TRÊS DIAS OFF! A gente merece, depois de viajar tanto e ir em tanta igreja. Graças a Deus, obrigada, obrigada!
Como me eliminar no "I've never"
Minha família-Philippines gosta muito de jogar esse jogo. Você ergue os 10 dedos da mão e cada um vai falando uma coisa que nunca fez. Se você já fez o que a pessoa falou, vc tem q abaixar um dedo. Se você falar que nunca fez qualquer coisa da lista abaixo, vou abaixar o dedo.

- Eu já estive na Ásia
- Eu já estive no Hawaii
- Eu já pulei de um penhasco de 30 pés de altura
- Eu já fui em 3 bares de prostituição na mesma noite
- Eu já dancei com prostitutas
- Eu já tomei banho de caneca
- Eu já vi Pipeline flat (come on, ir pra Pipe pra ver ondas é para os fracos haha)
- Eu já dei aula sobre verdadeiro amor para uma classe de 11 meninos de 13 anos
- Eu já passei talco de bebê na cara pra tentar controlar a oleosidade
- Eu já morei nas montanhas
- Eu já morei em um vale
- Eu publiquei um livro com 19 anos sobre prostituição nas Filipinas (ainda não tá impresso, mas em breve será)
- Eu já limpei banheiro
- Eu já dancei hula com uma havaiana de verdade
- Eu ja fiz xixi num buraco no chão
Ok. parei com a lista. Tanta coisa aconteceu de diferente nesses últimos dias.


Coisas que vão ser estranhas quando eu voltar pra casa
Frio. Silêncio. Não estar rodeada por mil pessoas. Quarto só pra mim. Ter que pedir permissão. Tempo livre. Ser a única fotógrafa.

TRACK - ele falou sim e falou pra eu não ter medo que a alegria dele eh a minha força e ele vai me dar alegria. Depois falo mais sobre isso, mas é, preciso ser forte, mesmo que eu não queira

3 comentários:

  1. ixi... quero ver vc se habituar aqui de novo. algo me diz q vc vai querer passar perrengue pra sempre.
    é sempre assim...
    bjos, te amo. Deus abençoe muito!
    ei, responda meu email do livro!

    ResponderExcluir
  2. Erikinha! quanta coisa em tao pouco tempo, hein? q precioso tempo o Senhor Deus te reservou... mas tem mais! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Sobrinha!
    Sempre visito seu blog e como não conseguia deixar recados, ficava só na intenção. Mas agora já posso fazer isso...
    Tbm enumerei as coisas q ja fiz e vc pode abaixar uns 3 ou 4 itens da sua lista... Com certeza o tempo q eu tive nao foi tão abençoado qto o seu!!! Bjssss

    ResponderExcluir