quinta-feira, 28 de julho de 2011

AIDS

AIDS
Definição: Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida (AIDS, ou SIDA, em português) é uma séria, doença fatal do sistema imunológico contraída através de transfusões de sangue, contato sexual ou agulhas contaminadas. Não há cura conhecida para a AIDS. (1)
    • A AIDS matou mais de 25 milhões de pessoas desde 1981 – mais que . (2)
    • Na Tailândia, garotas de 10 a 12 anos atendem homens na indústria sexual. Elas normalmente fazem sexo com homens de 10 a 15 vezes diariamente e as vezes, chegam a fazer de 20 a 30 programas. (3)
    • Na África do Sul, existem 40.000 crianças que se prostituem.(4)
    • Crianças são mais suscetíveis ao HIV e outras DSTs. (5)
    • Existem 40,3 milhões de pessoas vivendo com a HIV/AIDS no mundo inteiro, e 1/3 disso está entre as idades de 15 e 24 anos. (6)

História de Impacto Pessoal:
Numa pequena vila em Moçambique, Zorah acorda cedo pra começar seu trabalho: cuidar de três crianças, do seu pai idoso e fazer a colheita nos campos. Desde que o seu marido morreu, há um mês atrás, a responsabilidade caiu inteiramente sobre ela. Ela está cansada, mas não diz nada, ela só junta as roupas sujas em um cesto antes de descer até o rio para lavá-las.
Um doutor que visita a vila todas as semanas contou pra Zorah que o seu marido morreu de AIDS. Ela não sabia que o seu marido estava infectado com um vírus chamado HIV quando ela casou com ele. Ela não sabia que ele sabia que estava doente. Naquela época, ela tinha 16 anos, e ele, 31. Ela não sabia que ele acreditava que dormir com uma virgem curaria sua doença.
Ela não sabia que usar uma camisinha a protegeria da contaminação, e mesmo se ela soubesse, que diferença teria feito? Ela e o marido nunca haviam conversado sobre sexo; ele simplesmente exigia isso dela. As vezes ele era rude com ela, e ela sangrava. Ela não sabia que isso aumentada a sua vulnerabilidade em contrair a doença.
O sol está nascendo no horizonte, brilhando sobre as ondulações lentas que marcam a correnteza do rio. Zorah lava uma camiseta. Seu peito dói e uma tosse seca a incomoda desde a semana passada. Essa semana ela se sente febril e o seu corpo dói. A doença do seu marido começou da mesma maneira. Dentro de um ano, ele estava morto. Zorah torce a última camiseta enquanto olha para a água. Ela não sabia da AIDS antes, mas agora ela sabe. Ela sabe que isso vai matá-la também. Ela sabe que atualmente não há cura. Ela sabe que a sua família será deixada sozinha. Ela não sabe quem vai tomar conta deles.
As lágrimas do seu rosto capturam a luz do sol nascente. Ela não chora durante muito tempo – sua família está esperando, e eles estão com fome. Ela pega o cesto com as roupas molhadas e começa a longa, lenta caminhada na estrada empoeirada que a leva de volta para casa.
Ore: Deus se alegra em demonstrar misericórdia. Miquéias 7:18b
    • para que Deus intervenha nessa epidemia
    • para que ele levante pesquisadores médicos e doutores para encontrar soluções para a HIV
    • para que Deus libere professores bíblicos para confrontar as causas da AIDS para ver transformações pessoais e sociais
Faça: Pesquise sobre o impacto da AIDS na nação da Botsuana.

Retirado e Traduzido por Erika Hayashi
30 Days of Prayer for the Voiceless, Kailua-Kona: drukerei-mack.de, 2006.
Fotografia: Erika Hayashi (a fotografia não corresponde à questão apresentada na história.)
História escrita por Grace Farag
(2)(3)(4)(5) e (6) “HIV/AIDS.” Colors Magazine Volume 67. 2006: p.3, 64, 87, 88-90.

Um comentário:

  1. Oi Erika,
    Pode postar aqui qualquer coisa que achar no meu blog; fique a vontande.

    Obrigado por divulgar o Reino.

    ResponderExcluir