domingo, 31 de julho de 2011

A história esquecida

A história esquecida

Bom, minha mãe me contou uma coisa que me entristeceu e me fez pensar. Nisso, veio na cabeça aquela música da Pitty: "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra" e eu fiquei indignada. A igreja é quem deveria saber disso e aplicar em suas vidas, mas é uma cantora "do mundo" quem canta e talvez os seguidores dela façam isso melhor do que os "seguidores" de Jesus.
Aí você me pergunta: O quê?
Julgar.

A história que muitas vezes parece ser esquecida pela maioria dos cristãos mundo afora está em •João 8:1-11•, onde a bíblia diz que uma mulher foi pega em adultério e levada a Jesus pelos fariseus e mestres da Lei, que afirmavam que de acordo com a lei de Moisés, as mulheres adúlteras deveriam ser mortas a pedradas. Nisso, Jesus começou a escrever no chão. Os homens queriam saber o que Jesus achava disso e ficaram insistindo. Então ele falou que aquele que não tivesse nenhum pecado poderia jogar a primeira pedra.
Acontece que o único que não tinha cometido nenhum pecado era ele mesmo, o próprio Jesus. E ele escolheu não atirar uma pedra. Ele escolheu não julgar a mulher adúltera.
O único que tinha poder pra julgar, AMOU.
Por que é que a gente, meros pecadores, queremos julgar uns aos outros? Julgar as atitudes dos outros? A bíblia também diz que não há um justo sequer [Romanos 3:10]. Se eu não sou justa, como poderia julgar alguém?

Somos corpo, ser corpo é estar junto, trabalhar por uma única causa e não ficar criticando e fazendo fofoca. No corpo humano, se os olhos não funcionam, a audição se intensifica. Já imaginou como seria se quando os olhos não funcionassem, os ouvidos, ao invés de ficarem mais atentos, começassem a falar que o olho caiu em pecado e é por isso que não funciona mais? No corpo humano não é assim, e por que no corpo-igreja tem que ser? Não deveria.

Se o julgamento fosse bom e construtivo para a igreja, a bíblia não falaria tanto sobre o assunto. É hora de pedir perdão pelos julgamentos que fizemos e mudar, amar. Aceitar a graça dele e amar!!

Todos pecaram e estão afastados pra presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. [Rm 3: 23-24]

Desafio você a não julgar as pessoas essa semana e sim amá-las. Porque se você é um seguidor de Jesus, no mínimo, você deve tentar imitá-lo e fazer as mesmas coisas que ele fez. E ele escolheu amar.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

AIDS

AIDS
Definição: Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida (AIDS, ou SIDA, em português) é uma séria, doença fatal do sistema imunológico contraída através de transfusões de sangue, contato sexual ou agulhas contaminadas. Não há cura conhecida para a AIDS. (1)
    • A AIDS matou mais de 25 milhões de pessoas desde 1981 – mais que . (2)
    • Na Tailândia, garotas de 10 a 12 anos atendem homens na indústria sexual. Elas normalmente fazem sexo com homens de 10 a 15 vezes diariamente e as vezes, chegam a fazer de 20 a 30 programas. (3)
    • Na África do Sul, existem 40.000 crianças que se prostituem.(4)
    • Crianças são mais suscetíveis ao HIV e outras DSTs. (5)
    • Existem 40,3 milhões de pessoas vivendo com a HIV/AIDS no mundo inteiro, e 1/3 disso está entre as idades de 15 e 24 anos. (6)

História de Impacto Pessoal:
Numa pequena vila em Moçambique, Zorah acorda cedo pra começar seu trabalho: cuidar de três crianças, do seu pai idoso e fazer a colheita nos campos. Desde que o seu marido morreu, há um mês atrás, a responsabilidade caiu inteiramente sobre ela. Ela está cansada, mas não diz nada, ela só junta as roupas sujas em um cesto antes de descer até o rio para lavá-las.
Um doutor que visita a vila todas as semanas contou pra Zorah que o seu marido morreu de AIDS. Ela não sabia que o seu marido estava infectado com um vírus chamado HIV quando ela casou com ele. Ela não sabia que ele sabia que estava doente. Naquela época, ela tinha 16 anos, e ele, 31. Ela não sabia que ele acreditava que dormir com uma virgem curaria sua doença.
Ela não sabia que usar uma camisinha a protegeria da contaminação, e mesmo se ela soubesse, que diferença teria feito? Ela e o marido nunca haviam conversado sobre sexo; ele simplesmente exigia isso dela. As vezes ele era rude com ela, e ela sangrava. Ela não sabia que isso aumentada a sua vulnerabilidade em contrair a doença.
O sol está nascendo no horizonte, brilhando sobre as ondulações lentas que marcam a correnteza do rio. Zorah lava uma camiseta. Seu peito dói e uma tosse seca a incomoda desde a semana passada. Essa semana ela se sente febril e o seu corpo dói. A doença do seu marido começou da mesma maneira. Dentro de um ano, ele estava morto. Zorah torce a última camiseta enquanto olha para a água. Ela não sabia da AIDS antes, mas agora ela sabe. Ela sabe que isso vai matá-la também. Ela sabe que atualmente não há cura. Ela sabe que a sua família será deixada sozinha. Ela não sabe quem vai tomar conta deles.
As lágrimas do seu rosto capturam a luz do sol nascente. Ela não chora durante muito tempo – sua família está esperando, e eles estão com fome. Ela pega o cesto com as roupas molhadas e começa a longa, lenta caminhada na estrada empoeirada que a leva de volta para casa.
Ore: Deus se alegra em demonstrar misericórdia. Miquéias 7:18b
    • para que Deus intervenha nessa epidemia
    • para que ele levante pesquisadores médicos e doutores para encontrar soluções para a HIV
    • para que Deus libere professores bíblicos para confrontar as causas da AIDS para ver transformações pessoais e sociais
Faça: Pesquise sobre o impacto da AIDS na nação da Botsuana.

Retirado e Traduzido por Erika Hayashi
30 Days of Prayer for the Voiceless, Kailua-Kona: drukerei-mack.de, 2006.
Fotografia: Erika Hayashi (a fotografia não corresponde à questão apresentada na história.)
História escrita por Grace Farag
(2)(3)(4)(5) e (6) “HIV/AIDS.” Colors Magazine Volume 67. 2006: p.3, 64, 87, 88-90.

domingo, 24 de julho de 2011

Prostituição Infantil

Prostituição Infantil
Definição: É a exploração sexual de uma criança por remuneração em dinheiro ou similares, normalmente, mas não sempre, organizado por um intermediário (pais, membro familiar, procurador ou professor). (1)
    • 10 milhões de crianças em todo o mundo estão engajadas em alguma faceta da indústria sexual. A cada ano, pelo menos um milhão de crianças, na maioria meninas, viram prostitutas. (2)
    • Na Tailândia, garotas de 10 a 12 anos atendem homens na indústria sexual. Elas normalmente fazem sexo com homens de 10 a 15 vezes diariamente e as vezes, chegam a fazer de 20 a 30 programas. (3)
    • Na África do Sul, existem 40.000 crianças que se prostituem.(4)
    • Crianças são mais suscetíveis ao HIV e outras DSTs. (5)
História de Impacto Pessoal:
A sua família precisava de comida e o pai de Prema não tinha muitas opções. Ela era a filha mais velha, bonita, e com onze anos de idade, seria mais útil para a família se ela estivesse longe, na cidade de Mumbai. Uma boca a menos para alimentar. Um corpo a menos para vestir. A mãe de Prema, com lágrimas nos olhos, prometeu que eles a veriam de novo. Prometeu que eles a comprariam de volta com o dinheiro que Prema ganharia a cada mês – dinheiro que o novo guardião enviaria para a família. Uma promessa feita a Prema há dois anos e meio atrás.
Na cidade de Mumbai, Prema não está acorrentada a uma mesa, nem forçada a se debruçar no trabalho servil por horas a cada dia como milhares de outras crianças em todas as partes dos países em desenvolvimento. Prema dança ao redor de um mastro, piscando para adultos que vieram de todas as partes do mundo para assistí-la. Ela abre as suas pernas e move o seu corpo com a música, do jeito que as outras meninas mostraram para ela. Garotas que foram sequestradas de suas casas quando eram mais jovens ou vendidas por seus pais ao bordel.
Enquanto Prema espera para voltar para casa, outras promessas são mantidas. Seu guardião faz bem na promessa que ele fez para os pais dela de que ela seria bem cuidada. Homens, alguns mais velhos que o seu pai, estrangeiros com sotaques incomuns, deleitam-se ao assistir enquanto ela dança no palco. Então eles pagam para sufocá-la debaixo dos seus pesados corpos. O guardião cumpre a promessa de que ela não seria negada a receber educação. Ele, junto com os seus clientes, ensina ela em uma completa nova linguagem com o seu próprio, complexo vocabulário. Junto com as outras meninas no bordel, Prema aprendeu a falar palavras que antes eram estrangeiras: HIV, gravidez indesejada, estupro.
Prema dança ao redor de seu mastro, aprendendo uma nova linguagem. Dia após dia ela tenta lembrar o som da voz de sua mãe, e espera pra ver se seus pais vão cumprir a sua promessa.
Ore: Por causa da opressão dos fracos e do gemido dos necessitados, DEUS irá agora se levantar. Salmo 12:5
    • para que Deus se levante e defenda essas crianças
    • para que Deus levante advogados, produtores de filmes e governantes que irão trazer um fim para essa exploração selvagem
Faça: Faça uma pequena apresentação sobre a existência da prostituição infantil e como o governo poderia agir. Compartilhe em sua igreja, trabalho e círculo de influência.

Retirado e Traduzido por Erika Hayashi
30 Days of Prayer for the Voiceless, Kailua-Kona: drukerei-mack.de, 2006.
Fotografia: Erika Hayashi (a fotografia não corresponde à questão apresentada na história.
História escrita por Andrew Kooman
(1)http://www.polity.org.za/html/govdocs/white_papers/social97gloss.html (2)http://globalfundforchildren.org/pdfs/GFC_childtraffic_prost.pdf (3)Pusurinkham, Sirirat. “A Globe of Witnesses” http://www.thewitness.org/agw/pusurinkham.121901.html) Child Prostitution in Thailand (4)Bolowana, Angela. 2004. The Mercury “40.000 Child Prostitutes 'Street Children Vulnerable to Sex Trade' “ Edition 1 (5) http://www.ecpatusa.org/travel_tourism.asp
(PS: Não tinha nenhum sobre Abuso de Drogas, que eu queria postar aqui, por causa da morte da Amy Winehouse. Sabe pra onde ela foi? Vc teria feito alguma coisa pra mudar isso?)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pornografia

Pornografia
Definição: Pornografia é a representação explícita de atividade sexual na literatura, filmes, fotografia, ou na internet, que estimula os sentidos eróticos. (1)
    • A indústria pornográfica é um negócio global de 57 bilhões de dólares, sendo que 12 bilhões disso está nos Estados Unidos. Isso é maior que os rendimentos combinados de todas as franquias profissionais de futebol americano, baseball e basquete nos Estados Unidos.(2)
    • Somente a pornografia infantil gera 3 bilhões de dólares anualmente e a idade média para a primeira exposição na internet à pornografia é de 11 anos.(3)
    • Globalmente, 72 milhões de pessoas visitam sites com conteúdos pornográficos a cada ano – 200.000 a cada dia.(4)
    • 47% dos homens cristãos diz que a pornografia é o problema principal no lar.(5)
    • Uma busca no Google com a palavra 'porn' encontra mais de 165 milhões de páginas, e 'xxx' encontra mais de 200 milhões.(6)
História de Impacto Pessoal:
Ele possui ela. Um movimento de seu dedo e ela é dele: bonita, saudável, e jovem. Ele possui ela, mesmo que ele nunca tenha a visto antes. Uma mulher sem um nome. Ele gosta desse jeito. Outra mulher que ele vai adicionar ao seu harém de luxúria. Uma das muitas mulheres que espera por ele, quietamente e pacientemente, no escuro armazém da sua mente. Ali elas sentam na vitrine como garrafas de licor em uma prateleira, prontas para serem derramadas no cálice do seu desejo e consumidas.
Ela é uma estranha para ele, e ele já festeja em sua nudez, ele já conhece cada parte do corpo dela, do jeito que ela é esticada diante dele. Ela agrada ele porque ela é silenciosa, desejosa, e ela não pede nada em troca. Ela não mostra pra ele o coração que bate atrás dos seus seios expostos. Ela não pergunta o nome dele, ela não se importa em saber a sua idade. Ela não pode exigir flores, pedir diamantes, ou dizer a palavra “amor”. Ela mente diante dele, exposta e vulnerável. E ela vai continuar ali, na mesma posição, jogando o seu jogo, finjindo desejá-lo. Ela não vai se mexer até que ele se canse dela e queira a promessa de um novo corpo. Ele gastou uns trocados, e agora ela pertence a ele.
Ela vai ser convidada à tela de cinema da mente dele, leal a ele, enquanto ele treina o seu corpo e mente para pensar nela como um objeto para tatear, devastar e tocar. E então, com um pequeno movimento de seu dedo, uma mudança de página, ela vai ser introduzida de volta ao escuro quarto de sua memória. Com um clique do seu dedo no computador, ela vai ser arquivada e armazenada. Ela vai esperar ali até que ele se canse das outras amantes, velhas e novas: uma correta, uma estimulante. A sua linda amante sem um nome.
Ore: DEUS é santo. Lev. 20:26
    • para que Deus envie um espírito de convicção para a igreja sobre o mal da pornografia
    • para que a internet seja regularizada para marginalizar pornografia
    • para que a aplicação das leis quebrem o círculo pedófilo
Faça: Arrependa-se de todo uso da pornografia em sua vida.
Escreva uma carta para os políticos locais expressando a sua preocupação com esse assunto.

Retirado e Traduzido por Erika Hayashi
30 Days of Prayer for the Voiceless, Kailua-Kona: drukerei-mack.de, 2006.
Fotografia: Erika Hayashi - Angeles City - Filipinas
História escrita por Andrew Kooman /(1)http://www.unfpa.org/swp/2005/presskit/factsheets/facts_gender.htm (2)http://www.un.org/ecosocdev/geninfo/women/women96.htm (3)www.caa.org.au/publications/iid/TWW (4)Department of Economic and Social Affairs. Statistics Division. Progress towards the Millenium Development Goals, 1990-2005. Available at: http://unstats.un.org/unsd/mi/goals_2005/goal_3.pdf (5)www.thp.org/reports/indiawom.htm